Preconceitos e Discriminação (8 e 9 ano) parte 4
BRANQUEAMENTO DA SOCIEDADE

O Racismo no Brasil configura-se pelo o que chamados de Racismo de Marca, ou seja, quantos mais características negroafricanas e nativo indígenas você possuir (cor da pele, olhos, boca, nariz, cabelo) mais você está marcado para a sociedade. E essas marcas dizem que você pode ser violento, ser criminoso, mal-educado, pobre etc. Isso é o que dizemos ser PRECONCEITO RACIAL – julgar pelas suas características físicas e sociais sem conhecer.
Como vimos acima da sociedade brasileira,
sua elite e universidades, tinham a ideias de eugenia, que
afirmavam que a sociedade brasileira era atrasada devido a quantidade de negros-africanos, indígenas
e mestiços (variadas misturas de grupos étnico-raciais), portanto, era preciso trazer indivíduos da “raça” branca para melhorar e clarear a sociedade. Daí, os imigrantes europeus são convidados para o brasil, recebem dinheiro e terra para se estabelecem. Isso está presente em várias novelas como Terra Nostra e Rei do Gado, que contam a história dos italianos no Brasil.

Ou da sua cidade? Quantas pessoas você conhece que alisa o cabelo ou pinta seu cabelo de loiros e tentam se parecer mais claros (brancos)?

Projeto de ensaio fotográfico de Lorena Monique, estudante de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), demostra as frases com preconceitos raciais relacionados a pessoas negras nas universidades. Muitas dessas frases podem não parecer ofensas, devido a como o racismo se configurou país, pois não houve discussão e quando há geralmente os racistas se incomodam. O importante para combater o racismo é compreender como ele acontece.
Comentários
Postar um comentário