ATIVIDADE PEDAGOGICA SOBRE DIREITOS HUMANOS (CARDS) 2024
Em 2024, praticamente não utilizamos esse espaço, apesar de muita novas atividades que elaborei e desenvolvi esse ano. O currículo escolar do Pará foi modificado e o componente de Projeto de Vida entrou no ensino fundamental. Então tive a oportunidade de trabalhar com esse componente maravilhoso, que apesar da resistência no inicio foi possível desenvolver um trabalho para além de conteudismo e também ver outras questões afetivas e pessoais que podem dificultar bastante a vida e o desenvolvimento escolar do estudantes.
Mas essa postagem é para compartilhar com vocês a atividade 4º bimestre para os dois componentes E.R. e Projeto de Vida, que é a gincana de Direitos Humanos e você pode utilizar e adaptar como quiser.
Tema: Gincana Direitos Humanos para Todos.
Componente: Projeto de Vida, Ensino Religioso, Humanas, linguagem etc.
Habilidades e Competências da Currículo Paraense.
ENSINO RELIGIOSO
(EF05ER05PA) Reconhecer e respeitar o direito a ter ou não uma crença religiosa
PROJETO DE VIDA
Embora esse componente não possua habilidades especificas, vou destacar aqui as competências que podem ser relacionadas que estão presentes na BNCC.
Competência Geral 9: o projeto de vida é construído com base no conhecimento que as pessoas têm de si e do mundo em que habitam. Por essa razão, ele está a serviço não somente dos interesses pessoais, mas também das demandas coletivas. Nesse sentido, é fundamental que os estudantes estejam abertos para a diversidade e possam conviver com empatia e em cooperação com os demais.
Competência Geral 10: a capacidade de tomar decisões responsáveis, autônomas e orientadas por princípios éticos, que articulem os interesses pessoais aos coletivos é um dos objetivos centrais do componente.
SOCIOLOGIA
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5: Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
HABILIDADES
(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
Outros componentes podem se envolver no trabalho, mas com essa habilidades especificas é possível desenvolver o trabalho sem problemas já de forma interdisciplinar.
ETAPAS DE ATIVIDADE
Alguns anos atrás postei aqui essa elaboração dos cards sobre os direitos humanos a partir do conteúdo didático da ong juventudeparaosdireitoshumanos
1 - Dividir a sala em equipes de 5 a 6 estudantes
2 - Distribua o modelo de cards. Você utilizar outros modelos disponivel na internet e no próprio Canvas. Mas esse aqui foi produzido a partir do programa Magit Set Editor.
6 - A gincana de perguntas e respostas acontece com membros da equipe tentando responder sobre que tipo de violações aos direitos humanos acontecem a partir de cards de noticias ou mesmo noticias que o educador busque na internet. O próprio chatgpt pode ajudar nessa questão. A equipe que tiver mais pontos ganha a primeira rodada e vai disputar com equipes de outras salas para quem ganha a gincana.
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