ATIVIDADE PEDAGOGICA SOBRE DIREITOS HUMANOS (CARDS) 2024


Em 2024, praticamente não utilizamos esse espaço, apesar de muita novas atividades que elaborei e desenvolvi esse ano. O currículo escolar do Pará foi modificado e o componente de Projeto de Vida entrou no ensino fundamental. Então tive a oportunidade de trabalhar com esse componente maravilhoso, que apesar da resistência no inicio foi possível desenvolver um trabalho para além de conteudismo e também ver outras questões afetivas e pessoais que podem dificultar bastante a vida e o desenvolvimento escolar do estudantes. 

Mas essa postagem é para compartilhar com vocês a atividade 4º bimestre para os dois componentes E.R. e Projeto de Vida, que é a gincana de Direitos Humanos e você pode utilizar e adaptar como quiser. 


Tema: Gincana Direitos Humanos para Todos.

Componente: Projeto de Vida, Ensino Religioso, Humanas, linguagem etc.

Habilidades e Competências da Currículo Paraense.

ENSINO RELIGIOSO

(EF04ER05PA) Entender a importância de praticar o respeito próprio e coletivo com base na igualdade entre as pessoas

(EF05ER05PA) Reconhecer e respeitar o direito a ter ou não uma crença religiosa

(EF07ER07) Identificar e discutir o papel das lideranças religiosas e seculares na defesa e promoção dos
direitos humanos
(EF09ER05PA) Identificar e respeitar a convivência cidadã, baseada nos direitos humanos e nos limites entre o público e o privado

 PROJETO DE VIDA

Embora esse componente não possua habilidades especificas, vou destacar aqui as competências que podem ser relacionadas que estão presentes na BNCC.

Competência Geral 9: o projeto de vida é construído com base no conhecimento que as pessoas têm de si e do mundo em que habitam. Por essa razão, ele está a serviço não somente dos interesses pessoais, mas também das demandas coletivas. Nesse sentido, é fundamental que os estudantes estejam abertos para a diversidade e possam conviver com empatia e em cooperação com os demais.

Competência Geral 10: a capacidade de tomar decisões responsáveis, autônomas e orientadas por princípios éticos, que articulem os interesses pessoais aos coletivos é um dos objetivos centrais do componente.


SOCIOLOGIA

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.

HABILIDADES

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.

(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

Outros componentes podem se envolver no trabalho, mas com essa habilidades especificas é possível desenvolver o trabalho sem problemas já de forma interdisciplinar.


ETAPAS DE ATIVIDADE

   

Alguns anos atrás postei aqui essa elaboração dos cards sobre os direitos humanos a partir do conteúdo didático da ong juventudeparaosdireitoshumanos


1 - Dividir a sala em equipes de 5 a 6 estudantes

2 - Distribua o modelo de cards. Você utilizar outros modelos disponivel na internet e no próprio Canvas. Mas esse aqui foi produzido a partir do programa Magit Set Editor.



3 - Baixe a cartilha do site juventude para os direitos humanos.


4 - Os estudantes deverão ler os artigos e inserir o caput do artigo na versão da cartilha acima. E deverão em conjunto pensar em uma imagem que represente o artigo. A construção do card é feita com da seguinte forma.

5 - Ao final a dica que dou seria envolver os cards produzidos com fica adesiva ou se for possível emplastificar para conservar.



6 - A gincana de perguntas e respostas acontece com membros da equipe tentando responder sobre que tipo de violações aos direitos humanos acontecem a partir de cards de noticias ou mesmo noticias que o educador busque na internet. O próprio chatgpt pode ajudar nessa questão. A equipe que tiver mais pontos ganha a primeira rodada e vai disputar com equipes de outras salas para quem ganha a gincana. 
Aqui tem um vídeo explicando sobre regras e uso do jogo. 



E ai curtiu? qualquer dúvida pode comentar, sugestão e problema pra baixar os arquivos deixa um comentário. 










Comentários

Postagens mais visitadas