Olá pessoas, segue aqui a dica de alguns livros que tenho visto como referencia para o componente de projeto de vida, ainda não adquiri todos e só folheie alguns. Mas o que vale são as dicas. Os links estão no final da sinopse de cada um. Espero que aproveitei e Foco no fim do ano.
Projeto de Vida: Caminhos para uma vida que valha a pena
O que significa existir no mundo para nós humanos? O que é preciso para definir propósitos de vida? Como identificar os meios mais adequados para atingi-los? O leitor deste livro não pode esperar que apresentemos soluções existenciais mais ou menos prontas. Não nos interessa sugerir como você deve viver ou o que deve fazer para ser feliz, enriquecer, ficar famoso ou famosa, sedutor ou sedutora, bem-sucedido ou bem-sucedida. Já há em abundância quem ofereça esse tipo de literatura com maior ou menor respeito pela sua inteligência. Propomos aqui reflexões que poderão ajudar a pensar melhor a própria vida, e, quem sabe, tomar decisões mais auspiciosas. Desse modo, levando em conta o que este livro apresenta, você continuará responsável pelo que escolher fazer dos dias que te restam. Para que possam valer a pena ser vividos.
Projeto de vida para jovens: Um itinerário metodológico de esperança
Ao apresentar este livro, desejamos que as juventudes tenham a oportunidade e espaços (igrejas, escolas, grupos de jovens, ONGs) em que possam ser acompanhadas e motivadas a refletir sobre suas vidas e a construir projetos de esperança, com consequências positivas para si e também para o mundo à sua volta. O Programa MAGIS Brasil é a ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil junto aos jovens. Trata-se da articulação em rede da Companhia de Jesus no meio das diversas juventudes do país, oferecendo experiências de formação, espiritualidade, acompanhamento e discernimento vocacional, desenvolvendo uma consciência humana e social, visando o serviço da fé e da promoção da justiça.
Filosofia e Projeto de Vida (Volume 1)
Ao longo de sua trajetória o ser humano sempre buscou conhecer o que ocorre a sua volta, por isso desenvolveu o pensamento, filosofou. Assim é pertinente as noções de introdução filosófica; a relação entre filosofia e prática; a história da filosofia e seus históricos (antiguidade, medieval, moderna e contemporânea); a busca pela verdade e por uma vida plenificada de sentido. Intenta-se pensar sobre a contribuição das ciências humanas na construção de um projeto de vida que contemple a questão do trabalho, do consumo, do lazer e, em última análise, da realização do ser humano na sociedade atual
O que o jovem quer da vida?: Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes
Definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como competência a ser desenvolvida na educação básica, o projeto de vida é “o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória”. Assim, a escola deve “assegurar-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos”. Nesta obra, William Damon – um dos maiores pesquisadores norte-americanos na área da juventude – explica o projeto de vida e analisa por que tantos jovens não conseguem se dedicar a algo que traga realizações para si e para o coletivo. Em geral, eles moram com os pais por mais tempo que o necessário, não têm motivação profissional, penam para passar da adolescência para a vida adulta e não conseguem encontrar um objetivo de vida que os entusiasme. O que contribuiria para mudar essa situação? Para Damon, o segredo é que os jovens bem-sucedidos têm projetos de vida muito fortes, que os motivam e mostram a eles que caminho seguir. Baseando-se em entrevistas e pesquisas, o autor desvenda a mente dos jovens desmotivados e expõe sua confusão e ansiedade a respeito do que deveriam fazer da vida. Em seguida, mostra o que pensam os adolescentes bem encaminhados e aponta os fatores-chave que fizeram diferença na vida deles. Com isso, oferece a pais e professores métodos simples para encorajar os jovens e orientá-los para que tenham uma vida produtiva e plena em todos os sentidos.
William Damon é um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento humano. É professor de Educação e diretor do Centro de Pesquisas da Adolescência na Universidade de Stanford, onde está desde 1997, e foi catedrático e diretor do Centro para o Estudo do Desenvolvimento Humano na Universidade Brown. Faz palestras em universidades e para o público geral sobre as tendências contemporâneas no desenvolvimento humano. É autor de extensa obra sobre desenvolvimento pessoal e compromisso moral em todas as etapas da vida. Entre seus livros destacam-se The moral child, Some do care, Greater expectations, The youth charter e Good work e O que o jovem quer da vida (Summus, 2009). Entre outras manifestações de reconhecimento, foi eleito recentemente para a Academia Nacional de Educação.
Comentários
Postar um comentário